LabXP

De BCC Wiki

Tabela de conteúdo

Métricas

Algumas métricas que podem ajudar seu time. O importante é primeiro identificar um problema e depois buscar uma métrica, caso contrário, as informações serão inúteis e o grupo irá apenas perder tempo atualizando-as e desviando o foco de problemas importantes. Você não precisa seguir a risca o que está descrito. Faça adaptações de acordo com a sua equipe e problema a ser resolvido.

Pokebolas

Problema

Dificuldade para identificar em quais tarefas ocorrem erros de estimativa.

Implementação

Abaixo de cada tarefa em andamento, desenha-se um círculo azul para cada hora estimada. Na atualização, preenche-se a quantidade trabalhada com um ponto dentro de cada círculo. Se forem necessárias mais horas, círculos vermelhos são acrescentados e preenchidos da mesma maneira. Ao terminar uma tarefa, faça uma marca.

Exemplo

Em pouco espaço, informações sobre estimativas inicial e atual, horas trabalhadas e status das tarefas (em andamento ou concluída).

No exemplo acima notamos duas tarefas: à esquerda, uma tarefa acabou de ser completada na metade do tempo estimado e, à direita, uma tarefa longa foi estimada para menos e ainda precisa de mais uma hora para ser concluída.

Retrospectiva

Seguem dicas para ajudar a montar retrospectivas.

Introdução

Diga à equipe que a retrospectiva tem o objetivo de identificar o que foi bom e o que foi ruim durante o desenvolvimento para que o time possa melhorar. Lembre a todos que vocês são um time e, portanto, não há problemas individuais, ou seja, não se deve apontar culpados, mas sim reconhecer a responsabilidade de toda a equipe sobre qualquer problema e procurar soluções. É importante manter o foco e peça que desliguem celulares e notebooks.

Coletando Dados

A coleta de dados sobre o que foi feito até o momento evita especulações sobre mudanças e melhorias a serem feitas. As atividades ajudam o time a visualizar e integrar diferentes dados.

Matriz de Aprendizado

Tem o objetivo de ajudar a equipe a encontrar o que é significante nos seus dados.

Divida um pedaço do quadro em quatro e explique o significado de cada área: o que foi bem feito e deve ser continuado, o que deve ser mudado, novas ideias e agradecimentos. Na primeira etapa, peça para que cada um escreva, no seu lugar, todos os post-its que quiser. Avise que não é necessário olhar o que os outros estão escrevendo e que não há problema se houver itens repetidos entre eles. Não fique preocupado, pois geralmente as pessoas demoram um pouco para começar a escrever.

Depois que todos terminarem de escrever post-its ou quando o ritmo diminuir (cerca de 10 minutos), recolha tudo o que foi escrito e leia um por um, colocando-os na área correspondente do quadro e agrupando itens semelhantes, pensando em voz alta.

Nomeie os diferentes grupos, identificando os assuntos mais relevantes. Se houver muitos assuntos, você pode priorizá-los com outra atividade, a dos pontos, por exemplo.

Exemplo

Exemplo de uma Matriz de Aprendizado.

Linha do Tempo

Tem o objetivo de relembrar as atividades e selecionar os assuntos a serem discutidos. É uma tarefa simples, mas que força o time a relembrar, com uma visão crítica, tudo o que ocorreu até o momento.

Exemplo

As linhas evidenciam problemas no ambiente e na interface gráfica (GUI).

Cada linha foi traçada por um desenvolvedor diferente. O eixo y corresponde a como ele se sentiu durante as atividades do eixo x.

Bibliografia e Links Úteis

Ferramentas pessoais